A

Alcançar a nota máxima na Redação Vunesp é, sem dúvidas, um dos principais objetivos e também desafios dos estudantes que fazem as provas de vestibular elaboradas pela Fundação.

Mas fique tranquilo: o Palavrizar vai te ensinar tudo o que você precisa saber para fazer a Redação Vunesp com tranquilidade, garantindo uma boa nota e conseguindo a tão sonhada aprovação. Continue a leitura!

Leia o edital

O primeiro passo para ter uma nota máxima na Redação da Vunesp é que você leia o edital do processo seletivo que irá participar. Somente assim você conseguirá escrever uma redação que siga todas as normas previstas.

Conforme o edital, se o estudante fugir ao tema ou gênero propostos, receberá nota zero. A redação deve estar legível, em língua portuguesa, e ser escrita à mão com caneta preta.

É interessante ressaltar que o título não é considerado na avaliação, apenas o conteúdo da redação. Outra ressalva é que você precisa escrever no mínimo 20 linhas de texto e no máximo 30. 

3 critérios da Redação Vunesp

Precisamos entender quais são os três critérios priorizados pela Vunesp e quais os pesos de cada um deles.

  1. Tema (peso 3): — aqui, o que é avaliado a adequação ao tema proposto pela prova de redação, que pode ser uma pergunta ou uma comparação entre dois assuntos.
  2. Gênero/tipo de texto e coerência (peso 4): nesse ponto, a banca avaliadora irá analisar se você escreveu um texto adequado ao gênero solicitado, com estrutura completa, e se seu posicionamento está claro, com um bom desenvolvimento dos seus argumentos e sem contradições.
  3. Elementos linguísticos (modalidade e coesão [peso 4]): o terceiro critério vai avaliar questões relacionadas à ortografia, separação silábica, acentuação, crase, pontuação, regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, construção frasal, informalidade, precisão lexical e elementos coesivos.

Isso significa que a soma da prova de Redação Vunesp totaliza 11 pontos.

Como começar a redação?

Antes de começar a escrever, faça uma leitura atenta do tema e da coletânea que foi fornecida para compreender exatamente o que estão esperando da redação.

Em seguida, se o tema for um questionamento, você deve elaborar uma resposta justificada para a pergunta realizada, usando argumentos que reforcem seu ponto de vista

No caso de temas comparativos, a banca espera que você tenha um posicionamento justificado para o dilema proposto. Um bom repertório é importante, mas um posicionamento e uma argumentação claros têm importância ainda maior.

Uma dica é que você identifique as palavras-chave contidas na proposta da prova. Assim, será mais fácil escrever a redação sem fugir do tema e mencionando todos os pontos essenciais durante o texto.

Como trabalhar com temas abstratos?

Os temas abstratos são todos aqueles que envolvem sentimentos, como felicidade, amor, sucesso e amizade, ou percepções que podem variar de indivíduo para indivíduo. Costumam ser mais complexos, principalmente quando precisamos de uma argumentação e um posicionamento em relação a eles.

Então, redobre a atenção ao escrever textos que tenham ligação com temas mais abstratos. Para facilitar a escrita da Redação Vunesp, procure concretizar o tema trabalhado, relacionando um conceito abstrato a condições concretas da existência. Ao trazer o que é abstrato para a realidade, é mais fácil escrever sobre o assunto.

O que não fazer durante uma prova de Redação Vunesp?

Não escreva uma redação seguindo a estrutura do Enem. Você não deve fazer uma proposta de intervenção, por exemplo, pois isso vai prejudicar bastante a sua nota final. Outra atitude negativa é não responder a pergunta do tema com clareza, de forma explícita.

Se você não abordar um dos dois lados solicitados, também terá seu desempenho impactado e receberá uma nota menor. Você pode discordar de um lado, mas não pode ignorá-lo.

Além disso, nas provas de redação da Vunesp o repertório não é obrigatório para o raciocínio. Caso o seu repertório pessoal vá contribuir para o desenvolvimento dos argumentos, você pode usá-lo, mas se não fizer isso você também pode alcançar uma boa nota.

Por fim, não seja expositivo na sua redação. A banca espera que você tenha um posicionamento e uma boa argumentação, pois os avaliadores querem saber o que você pensa sobre o tema proposto.

Para aprender mais

Para aprofundar seus conhecimentos, confira o meu vídeo abaixo, que coloquei no canal do Palavrizar, com o passo a passo para escrever uma redação excelente nos vestibulares da Fundação Vunesp.

Também indicamos que você veja o vídeo abaixo, em que o professor analisa duas redações nota máxima na prova da Vunesp.

E você, está pronto para encarar a redação da Fuvest, do Enem e de outros vestibulares? Com nossos cursos online para estudantes, o Palavrizar te ajuda a escrever redações nota máxima e conquistar a sonhada vaga na universidade. Conheça nossos cursos e matricule-se!

Publicado na 
24/8/2022
 categoria 
Redação Vunesp

Mais postagens da categoria

Redação Vunesp

VER TODAS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.