A

A escrita de uma boa redação exige técnicas e, claro, muita prática. Por isso, é importante aliar os estudos ao treino para obter bons resultados. O objetivo é tirar a nota máxima na prova para conseguir ingressar no curso desejado.

Neste artigo, nós trouxemos algumas orientações básicas para o momento da escrita, além de dicas de estudo para quem quer escrever melhor. Continue a leitura e aprenda com o Palavrizar!

Como fazer uma boa redação?

Sabemos que escrever uma boa redação não é uma tarefa fácil, mas também não é um bicho de sete cabeças. Abaixo, listamos alguns passos para facilitar o processo de escrita. Vamos lá?

Leia bem o que está sendo solicitado

Em primeiro lugar, leia o enunciado e a coletânea disponibilizada, fazendo anotações com as ideias principais. Assim, você evita fugir do tema e explora ao máximo as referências que foram fornecidas. 

Atenção à estrutura do texto

Também é necessário entender qual o gênero textual que você irá escrever. No Enem, por exemplo, o estudante deve fazer uma redação dissertativo-argumentativa, em que abordará um tema e trará argumentos para embasar o posicionamento defendido.

Já em outros vestibulares, é possível que o aluno precise escrever um artigo de opinião, uma carta ou até mesmo uma narração. Portanto, é imprescindível que você tenha clareza a respeito das diferenças entre os gêneros textuais.

Esteja bem informado

Quanto mais bem informado você estiver, melhor conseguirá argumentar. Mesmo que a coletânea da redação dê uma contextualizada, o que realmente te fará desenvolver uma boa tese é o seu conhecimento.

Para que você não precise usar somente as informações que constam na prova, esteja atualizado e informado sobre os principais assuntos do momento, além de estudar conceitos mais clássicos. Fazendo isso, fica mais fácil relacionar a sua bagagem cultural com a temática da redação.

6 dicas de estudo para escrever melhor

A seguir, veja seis dicas de estudo que reunimos para te ajudar a escrever uma redação ainda melhor.

  1. Leia com frequência

A primeira dica é uma das principais: ler com frequência. Se você não tem o hábito da leitura, dificilmente vai conseguir escrever bem. Isso porque, quanto mais você ler, maior será seu entendimento sobre as estruturas da escrita.

Explore livros e autores diferentes. Não basta ler apenas textos acadêmicos, leia literatura, matérias jornalísticas e até conteúdos digitais. E, enquanto estiver lendo, busque analisar a estrutura e a linguagem do texto, identificando as principais diferenças e similaridades.

  1. Anote as palavras desconhecidas

Sempre que você encontrar um termo ou palavra que ainda não conhece, anote. Pesquise seu significado e, quando sentir confiança, use essa palavra ou termo enquanto estiver escrevendo uma redação.

Anotar é uma ótima técnica para ampliar seu vocabulário, aumentando sua familiaridade com novas expressões. Na hora da prova, você terá mais facilidade para lembrar do que aprendeu.

  1. Invista em um bom material didático de redação

Um bom material didático é essencial para que você possa complementar seus estudos com base em uma fonte séria. Ao adquirir livros focados no ensino da redação, você vai aprender com um conteúdo de qualidade e elaborado por especialistas em linguística.

  1. Pratique bastante

Mais do que estudar, você vai precisar da prática para que realmente consiga fazer uma redação bem feita. Ou seja, escreva o máximo que conseguir, de preferência diariamente ou, pelo menos, uma vez por semana.

Uma sugestão é buscar provas antigas de vestibulares e do Enem e escrever como se você estivesse sendo avaliado. Essa técnica é muito boa para treinar o estilo das avaliações enquanto pratica a sua escrita.

  1. Solicite feedbacks de suas redações

Não adianta apenas escrever uma redação se você não tiver feedbacks de outras pessoas, com opiniões verdadeiras sobre o texto. Peça para que seus professores ou mesmo amigos e familiares leiam o que você produziu.

Aqui na Palavrizar, nossos alunos contam com a correção individual e detalhada das suas redações. Os especialistas da nossa equipe enviam um vídeo explicando exatamente o que pode ser melhorado.

  1. Inscreva-se em um curso de redação

Um curso preparatório de redação é uma excelente opção caso você queira aprender ou apenas reforçar suas habilidades de escrita. Com o contato contínuo com as metodologias, você conseguirá se desenvolver muito mais rápido.

O Palavrizar é referência no ensino de redação, com cursos online e presenciais, assim como mentorias para os vestibulares paulistas. Oferecemos acompanhamento de estudos, correção individual, reforço sociocultural, simulados e preparação para diversos gêneros textuais.

Para aprender mais

No canal do Palavrizar no YouTube, temos vários vídeos que podem te auxiliar a desenvolver suas habilidades de escrita. Recomendo esse vídeo com quatro dicas para melhorar seus estudos. Confira!

Agora que você sabe como fazer uma boa redação e já conhece as nossas dicas de estudo para escrever ainda melhor, chegou a hora de colocar tudo o que você aprendeu em prática!

E aí, está pronto para encarar as redações? O Palavrizar foi criado para ensinar estudantes como você. Te ajudamos a escrever textos com nota máxima para conquistar a sonhada vaga na universidade. Conheça nossos cursos e matricule-se!

Publicado na 
20/7/2022
 categoria 
Redação

Mais postagens da categoria

Redação

VER TODAS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.