Q

uem estuda para fazer redação, seja do Enem ou dos vestibulares, sabe que o repertório sociocultural é algo fundamental em muitas dessas provas. A ideia não é jogar informações aleatórias no papel para mostrar conhecimento, mas demonstrar que você consegue relacionar assuntos diferentes e compreendê-los.

Livros, poemas, citações de autores e personalidades conhecidas, dados de estudos e pesquisas e até mesmo elementos da cultura pop, como músicas, filmes e séries, podem ser utilizados para enriquecer seu texto.

Mas como fazer isso?

Neste post vamos focar nas referências a filmes e séries. Esse tipo de repertório pode ser utilizado tanto na introdução quanto na argumentação da sua redação. Então, para facilitar, vamos dividir as explicações. Acompanhe!

Usando filmes e séries na introdução da sua redação

Na introdução, o ideal é que você siga alguns passos. São eles:

  • Narre um trecho do filme ou da série: seu leitor não necessariamente conhece a obra, seus personagens e tramas;
  • Explique ou interprete o trecho narrado;
  • Faça a ligação da referência com o tema e com a tese que você defenderá ao longo do texto.

Sempre que for usar filmes e séries na sua redação, selecione apenas as informações ou trechos necessários; não é necessário colocar muitos detalhes. Depois que você narrar esse trecho da história, é importante fazer uma análise do significado do trecho relatado. Lembre-se de que é fundamental que essa análise se relacione com o tema da redação.

Aqui, é importante trazer o tema para o texto. Literalmente. Utilize as palavras da própria prova na sua introdução, readequando-as quando necessário. Mas não se acanhe de copiá-las. Geralmente, fazemos isso para concluir a introdução.

Nesse caso, precisamos utilizar conectivos para ligar a referência ao filme ou à série citados a essa frase final. Alguns exemplos que caem bem: "analogamente", "de forma semelhante", "fora da ficção é fato que", entre outras.

Importante destacar que, na introdução, embora não seja obrigatório, é muito interessante expor seu projeto de texto. Isso mostra para o corretor que você tem um planejamento para a redação.

Por exemplo: após usar o repertório e relacioná-lo com o tema, podemos finalizar a introdução com uma frase que indique o caminho que vamos seguir na argumentação. Novamente, podemos usar alguns conectivos, como "isso ocorre em função de...". No Enem, também é recomendado frisar que é necessário mudar esse cenário.

Usando filmes e séries na argumentação da sua redação

Na argumentação, filmes e séries vão funcionar como exemplos, normalmente como forma de dar mais credibilidade ao seu argumento. No entanto, como você não pode apenas citar a obra, mas deve narrar um trecho, o ideal é que você tenha ideias que já usou na introdução. Assim, não precisa fazer o mesmo trabalho de narrar, explicar e analisar uma nova referência.

Aqui, vale lembrar que o argumento de uma redação é composto de alguns elementos. São eles:

  • Tópico frasal: é a ideia central do argumento.
  • Repertório: nesse caso, um filme ou série.
  • Miniconclusão do parágrafo, sem proposta.

Dica bônus

Para facilitar sua vida, você também pode pensar em cenas de filmes e séries mais genéricas, que podem se encaixar em diversos temas mais abrangentes. Isso geralmente acontece no Enem, que traz assuntos mais genéricos, geralmente relacionados à falta de acesso a direitos.

Por exemplo: a série brasileira 3% trata de um mundo em que a maioria das pessoas vive de forma precária e apenas 3% da população tem direito a uma melhor qualidade de vida. Veja como esse cenário é bem abrangente e pode ser utilizado como gancho para uma diversidade imensa de temas.

Você também pode separar séries e filmes por assunto. Veja alguns exemplos:

  • Para falar de tecnologia, podemos sempre citar Black Mirror.
  • Quando o assunto é depressão ou suicídio, a série Thirteen Reason Why;
  • Para distúrbios mentais, você pode usar o filme Coringa.
  • Para abordar o problema das drogas, o filme brasileiro Bicho de Sete Cabeças é uma boa pedida.

Você pode montar sua própria lista, relacionando assunto X com obra Y, de acordo com os filmes e séries a que você assiste.

Para aprender mais

Na aula em vídeo trazemos mais detalhes e construímos um texto com exemplos práticos usando filmes e séries. Confira:

E você, está pronto para encarar a redação da Fuvest, do Enem e de outros vestibulares? Com nossos cursos on-line para estudantes, o Palavrizar ajuda você a escrever redações nota máxima e conquistar a sonhada vaga na universidade. Conheça nossos cursos e matricule-se!

Publicado na 
12/10/2022
 categoria 
Redação

Mais postagens da categoria

Redação

VER TODAS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.