N

Neste aula, vamos ver os principais aspectos aos quais você deve se atentar para escrever uma redação nota máxima no Enem e nos principais vestibulares. Acompanhe!

Tirando nota máxima na redação

Vamos tratar mais especificamente da prova do Enem, embora você possa utilizar essas mesmas dicas para ajudar na produção dos textos em outros processos seletivos. Depois, veremos algumas particularidades da Vunesp e da Fuvest.

Planejamento do texto

O primeiro passo para escrever uma redação nota máxima é estruturar a prova. Seja no Enem, na Fuvest ou em qualquer outro vestibular, a redação sempre terá um projeto de texto.

É importante reconhecer e entender o problema (tema) apresentado e pensar nas suas causas. Outra saída é não pensar apenas nas causas, mas também nas consequências desse problema.

Estrutura da introdução

A partir disso, vamos pensar na estrutura do texto, começando, é claro, pela introdução. Essa parte do texto possui uma estrutura bem marcada, que inicia pela contextualização do seu ponto de vista sobre o problema. Nesta parte, é importante demonstrar seu repertório cultural.

É fundamental, aqui, marcar o tema da redação, sem meias palavras. No Enem, você pode, inclusive, copiar as palavras do tema para deixar o mais claro possível.

Em seguida, é preciso apresentar seu projeto de texto, isto é, apresentar as causas que você levantou sobre o problema.

Importante: essa mesma estrutura da introdução pode ser utilizada para a redação da Vunesp!

Estrutura do argumento

Na redação, há dois argumentos e ambos seguem a mesma estrutura dividida em quatro partes. É fundamental iniciar os parágrafos com o tópico frasal, que nada mais é do que uma frase inicial que traz a ideia principal tratada no parágrafo.

Depois, principalmente para o Enem, é interessante mostrar novamente seu repertório sociocultural e, finalmente, ligá-lo com o conceito do seu argumento (com exemplos, melhor ainda). Por fim, você deve adicionar uma conclusão ao parágrafo.

Estrutura da conclusão

A conclusão de uma dissertação-argumentativa, tal como o Enem cobra, possui algumas características claras. O aspecto mais importante para a redação do Enem é a chamada proposta de intervenção. Essa proposta deve ter cinco elementos: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento (não necessariamente nessa ordem).

Dissertação na Fuvest e na Vunesp

Vamos ver mais detalhes específicos dessas duas provas.

Vunesp

O primeiro aspecto a que devemos nos atentar é que, geralmente, os temas da redação da Vunesp aparecem em forma de um questionamento.

A redação da Vunesp tem uma introdução muito bem marcada. Assim como o Enem, a introdução deve trazer uma contextualização do problema para, em seguida, apresentar o projeto e a resposta à pergunta feita no tema.

Na argumentação, a redação Vunesp também se assemelha ao Enem. É necessário incluir um tópico frasal para, depois, explicá-lo.

Atenção: aqui, temos uma diferença fundamental para o Enem. Na Vunesp, não há necessidade de repertório. Você precisa mostrar que está certo, mas sem se preocupar em citar autores, filósofos, obras etc.

Dito isso, você deve escrever uma conclusão para o seu parágrafo de argumento.

Por fim, chegamos à conclusão da redação da Vunesp. Novamente, temos uma grande diferença para o Enem. Nesta prova, não é necessário apresentar proposta, mas somente fazer um resumo do que foi discutido ao longo do texto. Afinal, o tema apresenta um questionamento, ou seja, o que eles buscam é uma resposta, não uma proposta.

Fuvest

Na Fuvest, a introdução não exige tese. O ideal é escrever um encadeamento de ideias, que leve o corretor para dentro do seu raciocínio, que só se tornará completo lá na conclusão.

Outra característica da Fuvest é a presença de repertórios que contribuem para a tese. Nesta prova, é necessário realizar uma análise mais profunda do problema.

Falando da conclusão, assim como a Vunesp, a Fuvest trabalha com uma conclusão em forma de resumo das ideias apresentadas ao longo do texto. Ou seja, não se deve apresentar uma proposta ou solução. Aliás, por esse motivo, a conclusão nessas provas costuma ser curtinha.

Como o Palavrizar pode ajudar você a fazer uma redação nota máxima?

O Palavrizar é uma plataforma voltada para estudantes que desejam aprender como escrever uma redação para o Enem e para os principais vestibulares do Brasil.

Na nossa plataforma, você terá acesso a uma coletânea de temas para aumentar seu repertório sociocultural e desenvolver a prática da escrita. E praticar é uma das coisas que mais faremos, incluindo correções em vídeo com o professor.

Nossa ideia é ajudar você a estruturar melhor sua redação, saber como organizar as ideias no texto sem fugir do tema proposto. Também vamos ensinar você a criar uma rotina de escrita (redação é prática!) e a identificar seus próprios erros.

Como Palavrizar, você terá direito a correções individuais com especialistas no assunto. Além disso, você terá um acompanhamento de estudos, com sugestões de leituras e outros conteúdos específicos para o seu caso, com orientações de como estudar da melhor maneira e a resolução de exercícios para seu aprimoramento.

Compartilhamos materiais sobre filosofia, sociologia, letras, história e artes para aumentar seu repertório de argumentação e reforçar seu senso crítico.

Durante o curso, você também terá acesso simulados para testar seus conhecimentos e sua capacidade de gerir o tempo. Após o teste, seu texto será corrigido pelos professores, que darão dicas e tirarão suas dúvidas.

Importante dizer que vamos praticar diversos gêneros textuais, como crônicas, artigos de opinião, resumos, comentários, resenhas, cartas, entre outros. Juntamente a isso, você vai aprender a interligar a interpretação de textos, literatura e gramática para escrever textos coesos e que fazem sentido para a banca de correção do vestibular.

Para aprender mais

Para ainda mais detalhes sobre o assunto, assista a esta aula no YouTube, onde trazemos exemplos de redações do Enem, da Vunesp e da Fuvest:

E você, está pronto para encarar a redação da Fuvest, do Enem e de outros vestibulares? Com nossos cursos on-line para estudantes, o Palavrizar ajuda você a escrever redações nota máxima e conquistar a sonhada vaga na universidade. Conheça nossos cursos e matricule-se!

Publicado na 
8/6/2022
 categoria 
Redação

Mais postagens da categoria

Redação

VER TODAS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.