A

s provas da primeira fase do vestibular 2023 da Fuvest, serão realizadas no dia 4 de dezembro, enquanto a segunda fase está marcada para os dias 8 e 9 de janeiro de 2023. Já o exame para habilidade específicas acontece entre 11 e 14 de janeiro.

Serão disponibilizadas mais de 11 mil vagas para a USP. Os candidatos podem conferir os resultados do vestibular no dia 30 de janeiro de 2023 no site www.fuvest.br.

Estrutura da prova

O vestibular da Fuvest funciona da seguinte forma:

1ª fase

São 90 questões objetivas de múltipla escolha, sendo algumas interdisciplinares. Os conteúdos envolvem as matérias de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

Todas as questões têm cinco alternativas, das quais apenas uma é a correta. O candidato tem 5 horas para finalizar a prova.

Aqueles que obtiverem menos de 30% da nota serão eliminados e não participarão da 2ª fase. Lembrando que, como são 90 questões, 30% equivale a 27 questões.

2ª fase

A prova da 2ª fase da Fuvest mede os conhecimentos específicos dos candidatos. São aplicadas duas provas discursivas, cada uma com duração de até 4 horas.

A primeira prova é dividida em duas partes, valendo 50 pontos cada. Na primeira, serão 10 questões de Língua Portuguesa, envolvendo compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura. A segunda parte é dedicada à Redação - lembrando que quem zerar a Redação é automaticamente eliminado.

A segunda prova, por sua vez, possui 12 questões, que abrangem de duas a quatro disciplinas. Isso vai depender da carreira escolhida pelo candidato.

Prova de habilidades específicas

Existem alguns cursos no vestibular da Fuvest que devem fazer a prova de Habilidades Específicas. Esse exame conta como parte da 2ª fase e também vale 100 pontos.

Redação do vestibular da Fuvest: uma análise dos últimos 5 anos

Em qualquer vestibular, a redação é um divisor de águas e é vital para as chances de aprovação do candidato. E na Fuvest não é diferente.

Cada processo seletivo tem suas particularidades. Assim como o Enem costuma trazer temas relacionados a problemas do cotidiano, a Fuvest costuma trazer questionamentos, geralmente de caráter mais reflexivo e até mesmo filosófico, que exigem do candidato uma boa capacidade de análise.

Como sempre, a melhor forma para escrever uma boa redação é conhecer os temas anteriores e o estilo de cada prova.

O gênero textual exigido na Redação da Fuvest é o dissertativo-argumentativo, ou seja, é preciso apresentar argumentos em uma estrutura de introdução-desenvolvimento-conclusão. No texto, deve-se mostrar um posicionamento claro em relação ao tema.

O candidato tem de 20 a 30 linhas para desenvolver seu texto, lembrando que, ao contrário do Enem, a Fuvest exige um título.

Isso posto, veja os últimos cinco temas da redação da Fuvest:

  • 2018: Devem existir limites para a arte?
  • 2019: De que maneira o passado contribui para a compreensão do presente?
  • 2020: O papel da ciência no mundo contemporâneo.
  • 2021: O mundo contemporâneo está fora de ordem?
  • 2022: As diferentes faces do riso.

Veja que, como comentamos, não se trata de temas necessariamente relacionados a problemas sociais específicos ou assuntos em voga. Para discorrer sobre esses assuntos, o candidato precisa de um bom poder de análise.

O lado positivo é que, por mais complexos que esses assuntos pareçam, eles dão mais liberdade para o candidato. Isso porque, via de regra, esses temas podem ser abordados de vários pontos de vista diferentes.

Vale lembrar que a Redação da Fuvest sempre traz uma coletânea com textos e outros materiais de apoio - normalmente são cinco. Eles são fundamentais para a compreensão do tema e podem ser utilizados como ponto de partida para a análise.

O uso do repertório cultural também é essencial para que o texto seja bem avaliado. Aqui entram referências obras (livros, filmes, músicas, jogos, pinturas etc.), autores, pensadores e personalidades, fatos e dados etc.

Quer saber mais sobre possíveis temas da Redação da Fuvest e de outros vestibulares? Preparamos um combo vídeo + material de apoio sobre 5 eixos temáticos possíveis para você estudar para a Fuvest e para a Vunesp. Confira!

Para aprender mais

Na aula em vídeo, trazemos mais detalhes sobre como fazer uma redação top na Fuvest. Confira:

E você, está pronto para encarar a redação da Fuvest, do Enem e de outros vestibulares? Com nossos cursos on-line para estudantes, o Palavrizar ajuda você a escrever redações nota máxima e conquistar a sonhada vaga na universidade. Conheça nossos cursos e matricule-se!

Publicado na 
26/10/2022
 categoria 
Redação Fuvest

Mais postagens da categoria

Redação Fuvest

VER TODAS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.