O

O vestibular da Fuvest é reconhecido por ser um dos mais concorridos e difíceis do Brasil, permitindo o acesso a uma das nossas melhores universidades: a USP.

Como em todo o processo seletivo para o ensino superior, a redação é um dos elementos de maior peso na nota final dos candidatos, exigindo muito preparo e atenção.

Neste post, vamos ver em detalhes como funciona a redação da Fuvest e os principais pontos aos quais você deve se atentar na hora de produzir seu texto. Acompanhe!

Como funciona a redação da Fuvest?

Assim como o Enem, a redação da Fuvest é sempre um texto dissertativo-argumentativo. A produção textual dos candidatos é avaliada com base em três critérios, cada um com um peso diferente. São eles

  1. Desenvolvimento do tema e organização do texto: peso 4;
  2. Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto: peso 3;
  3. Correção gramatical e adequação vocabular (linguagem): peso 3.

Importante notar que, para cada um desses critérios, a Fuvest dá uma nota de 1 a 5, que é multiplicada pelo peso de cada critério. A pontuação final da redação é dada pela soma desses valores.

Em relação ao critério de maior peso - desenvolvimento do tema e organização do texto - existe um aspecto que é muito importante, que trata da coletânea de textos de apoio que a prova fornece ao candidato. Na hora de fazer a redação da Fuvest, leve em conta ao menos um dos textos oferecidos.

Importante: jamais copie trechos da coletânea na redação. Isso fará com que você perca (muitos) pontos na hora da avaliação. O que você deve utilizar são as ideias apresentadas nos materiais.

Formato do tema

Embora seja o mesmo gênero textual exigido pelo Enem, a redação da Fuvest é completamente distinta. Veja os temas dos últimos anos:

  • 2022 - As diferentes faces do riso
  • 2021 - O mundo contemporâneo está fora de ordem?
  • 2020 - O papel da ciência no mundo contemporâneo.
  • 2019 - De que maneira o passado contribui para a compreensão do presente?
  • 2018 - Devem existir limites para a arte?
  • 2017 - O homem saiu da sua menoridade?

Repare que a maior parte dos temas aparece em forma de pergunta. Embora isso seja importante, vale prestar atenção também ao conteúdo cobrado no tema: quase sempre, a Fuvest define o tema da redação ao redor de um conceito (riso, ordem, ciência, passado, arte, menoridade etc).

Banco de ideias

A partir de tudo o que vimos, como você pode fazer a redação da Fuvest? O banco de ideias pode ajudar nessa tarefa. Alguns passos importantes:

  • Leitura do tema e da coletânea: conforme lê, grife as informações mais importantes.
  • Definição do conceito-chave: tomando como exemplo o tema de 2021, o conceito principal é "ordem". Busque definir esse conceito. O que é ordem? O que significa estar em ordem? Somente a partir dessa definição é que você conseguirá desenvolver suas ideias.
  • Resposta justificada para a pergunta: uma vez que a maioria dos temas trazem perguntas, é necessário responder, com seus argumentos, o questionamento que foi feito. E mais importante do que a resposta, o que mais vale são as justificativas que você vai utilizar. Este é o aspecto mais importante da sua redação!
  • Posicionamento claro: quando o tema não é uma pergunta, como aconteceu em 2022 e 2020, é importante você construir um posicionamento claro sobre o assunto e justificá-lo. Um erro muito comum em temas assim é construir um texto expositivo, em que você apenas apresenta elementos do tema, mas sem uma tese clara

Como fazer a redação da Fuvest? Passo a passo

Vamos analisar a redação de 2021 da Fuvest. Vamos começar pelo enunciado:

Repare que o tema vem em negrito e bem claro para o candidato. Uma vez que você o identificou, é hora de ler a coletânea de textos de apoio. Vamos vê-los, um a um.

Lembra-se de que, na redação da Fuvest, você não pode transcrever trechos nem ao menos parafraseá-los. Note que, ao longo do texto, ele define o neoliberalismo como uma norma. Será, então, que ele constrói uma ordem na sociedade? Na mesma linha, veja que, no final, o texto usa a palavra 'modelo' para definir esse conceito.

É este tipo de anotações e grifos que você deve buscar fazer na sua prova para ajudar a organizar suas ideias e argumentos.

Embora o texto 1 fosse o mais importante para a produção da redação deste ano, vamos ao restante da coletânea:

Veja que a palavra 'ordem' consta na última linha do poema, que trata de como o ser humano busca a construção dessa ordem. Repare em palavras como 'pontes', 'edifícios', 'pensamento' e 'recursos da terra'.

Agora o texto 3:

Já repare que o nome da música é 'Fora da Ordem'. Note agora que a última linha traz o trecho 'fora da nova ordem mundial'. Fica claro que a banca tirou o tema da redação desta música, pois é a frase que o define.

Vamos ao texto 4, que, no caso, é uma charge. E isso é importante: nem sempre a coletânea será apenas textos; tirinhas, charges e outros recursos podem ser utilizados.

A charge da Mafalda apenas corrobora o fato de que o mundo está fora da ordem. Não há muitas outras interpretações que podem ser tiradas daí.

Por fim, o texto 5:

O trecho da ativista traz, na última linha, um alerta sobre o mundo estar pegando fogo. Ou seja, alguma coisa está fora da ordem.

Já cumprimos o primeiro passo do banco de ideias, que é a leitura do tema e da coletânea. Agora, vamos à etapa seguinte, que é definir o conceito-chave. Como vimos, trata-se da palavra 'ordem'.

Algumas definições do dicionário:

  • Disposição organizada e ordenada das coisas, seguindo uma categoria: ordem alfabética.
  • Regras, leis, estruturas que constituem uma sociedade.
  • Lei geral proveniente do costume, da autoridade; lei relativa a assunto particular: é preciso manter a lei e a ordem.

Repare que a primeira definição não nos serve para o que a coletânea propõe. No entanto, a segunda definição já nos traz mais clareza sobre o tema, se relacionando, por exemplo, ao texto 1, que dizia que o mundo está sob uma ordem neoliberal. Não é? A terceira definição também nos faz pensar: que ordem é essa que devemos manter?

Claro que você não vai ter um dicionário à sua disposição, mas isso foi apenas para demonstrar o tipo de reflexão que você pode fazer sobre os temas.

Por fim, vamos ao último passo do banco de ideias, que trata da elaboração de uma resposta justificada para a pergunta "O mundo contemporâneo está fora de ordem?".

Temos inúmeras respostas que podem ser desenvolvidas, mas, basicamente, para este tema, teríamos duas respostas que poderíamos seguir:

  • Sim, o mundo está fora da ordem, porque há muitas injustiças.
  • Não, porque segue-se a ordem neoliberal/capitalista (no entanto, essa ordem é injusta).

Veja que o texto 1 fala que a ordem neoliberal justifica desigualdades. Ou seja, podemos entender que essas injustiças fazem parte da ordem. Assim, a existência delas não justifica, necessariamente, que o mundo esteja fora da ordem. Entendeu?

Quer saber mais sobre o assunto?

Confira a live especial sobre a redação da Fuvest. No vídeo, você pode conferir a análise completa de uma redação modelo, feita por um candidato que tirou a nota máxima (50) e foi aprovado em Medicina.

Você está pronto para encarar a redação da Fuvest e de outros vestibulares? Se precisar, o Palavrizar ajuda você a escrever redações nota máxima e conquistar a sonhada vaga na universidade. Conheça nossos cursos e matricule-se!

Até a próxima!

Publicado na 
9/2/2022
 categoria 
Redação Fuvest

Mais postagens da categoria

Redação Fuvest

VER TODAS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.