A

A dissertação argumentativa é o gênero textual cobrado na redação do Enem e de outros vestibulares no Brasil. Um texto dissertativo-argumentativo exige que o candidato aborde o tema proposto com um viés crítico, explicitando de forma clara os argumentos para validar um ponto de vista.

Neste post, vamos ver algumas dicas para ajudar você na hora de encarar uma dissertação argumentativa. Acompanhe!

5 dicas práticas para escrever uma redação dissertativa-argumentativa

Entenda o que colocar em cada parte do texto

Ao contrário de outros gêneros, a redação dissertativa-argumentativa tem uma estrutura mais engessada:

  • A introdução é o parágrafo inicial. Trata-se do espaço para contextualização do tema, em que você deve apresentar sua tese, isto é, sua posição em relação ao assunto proposto; 
  • O desenvolvimento ocupa de dois a três parágrafos (geralmente um para cada argumento). Ele serve para trazer os argumentos para defender sua visão em relação ao tema. Para isso, é importante utilizar seu repertório sociocultural, embasando cada um dos argumentos levantados; 
  • A conclusão é o parágrafo final. Ela deve trazer a comprovação dos argumentos. No Enem, especificamente, é necessário apresentar uma proposta de solução para o problema apresentado, atentando-se aos cinco elementos: ação, agente, modo, efeito e detalhamento.

Entenda o tema

Não dá para começar a escrever uma redação sem compreender o tema totalmente. Principalmente no Enem, os assuntos propostos geralmente estão relacionados a discussões ou polêmicas em voga na sociedade.

Por isso, é muito importante estar atualizado e por dentro das principais notícias do ano. Assim, é mais provável que você consiga identificar mais facilmente o tema e levantar os argumentos para construir seu texto.

Leia os textos de apoio e as instruções com atenção

A coletânea de textos de apoio não está lá para enfeitar a prova. Ela é uma parte fundamental da redação e vai ajudar você a entender melhor o tema, extrair argumentos e direcionar seu texto.

Além disso, ao ler o material de apoio você evita um dos erros mais graves ao escrever uma redação de vestibular: a fuga do tema.

Estruture seu texto antes de escrever

Cada parágrafo da redação deve ter um tópico frasal bastante claro. Trata-se da ideia central de cada parágrafo. Portanto, antes de começar a escrever, utilize o rascunho e escreva em tópicos as principais ideias que você gostaria de abordar em cada parte do texto.

Isso é essencial, por exemplo, para a seleção dos argumentos. Depois de ler a coletânea e entender o tema, pense em como você vai defender seu ponto de vista em relação ao assunto. Depois, pense em exemplos, fatos, dados, pesquisas, citações e outras referências que vão embasar teoricamente sua argumentação.

Lembre-se: as ideias que você vai apresentar ao longo da redação dissertativa-argumentativa não podem sair do nada!

Seja claro, objetivo e conciso

A dissertação argumentativa não tem espaço para firulas e floreios. Quando estruturar seu texto, faça-o de modo a escrever cada parágrafo de forma objetiva, direto ao ponto. Essa prática, aliás, é muito importante para você não fugir do tema.

Nesse ponto, temos que destacar dois aspectos importantíssimos, sobretudo no Enem: coesão e coerência. O uso correto de conectivos (como conjunções e preposições) é o que vai deixar sua redação mais clara e de fácil compreensão, com uma ideia bem amarrada à outra, em uma sequência lógica.

Para aprender mais

E você, está pronto para encarar a redação da Fuvest, do Enem e de outros vestibulares? Com nossos cursos on-line para estudantes, o Palavrizar ajuda você a escrever redações nota máxima e conquistar a sonhada vaga na universidade. Conheça nossos cursos e matricule-se!

Publicado na 
6/7/2022
 categoria 
Redação

Mais postagens da categoria

Redação

VER TODAS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.