C

Como você deve estar cansado de saber, a redação é fundamental para sua aprovação na universidade. Embora você não precise tirar nota 1000 para passar, por que não mirar lá no alto, não é mesmo? Afinal, quanto melhor for seu texto, melhor será sua pontuação final no exame.

Por isso, separamos neste post um passo a passo para aumentar suas chances e conseguir a nota máxima na redação do Enem. Acompanhe!

Checklist: o que você não pode esquecer para tirar nota 1000 na redação do Enem

1º Passo: identificar o tema

Antes de qualquer coisa, tenha certeza de que você sabe qual é o tema da redação. Assim, quando você for ler os textos de apoio, já saberá o que está sendo pedido. Isso ajuda muito para que algumas ideias surjam conforme você lê a coletânea.

Felizmente, no Enem, o tema é fácil de identificar, pois ele aparece no final da página, após os textos de apoio.Além disso, antes do tema propriamente dito, aparece a palavra ‘tema’. Como exemplo, veja aqui o tema do Enem de 2019.

Pode parecer simples, mas isso é essencial!

2º Passo: não deixar nenhuma palavra importante do tema de fora

Tome cuidado para não deixar nenhuma palavra do tema de fora. Tomando como exemplo o tema da redação de 2019 acima, não adiantaria fazer um texto que tratasse apenas sobre o cinema no Brasil sem tratar da sua democratização.

Além de ser uma palavra-chave importantíssima no tópico, não falar desse aspecto seria considerado pela banca corretora como tangenciamento do tema, o que tiraria muitos pontos preciosos da sua redação. Para se ter uma ideia, sem essa abordagem, um candidato dificilmente passaria dos 600 pontos!

Atente-se também para temas muito longos. Foi o que aconteceu em 2018:

Nesse caso, deixar para trás palavras-chave, como 'manipulação' ou 'controle de dados' faria a redação ser tangente ao tópico, o que derrubaria consideravelmente a nota do candidato.

3º Passo: verificar se o tema é um problema

Seguindo no tema de 2018, fica claro que a manipulação do usuário é um problema. Assim como a violência contra a mulher, que apareceu em anos anteriores. A questão está em temas que não trazem isso tão claramente. É o caso da redação de 2019, sobre a democratização do acesso ao cinema no Brasil. Nesse caso, temos em mãos um objetivo, e não um problema.

Em assuntos assim, é importante pensar em qual é o problema. Geralmente, ele estará na falta ou na precarização de algo. Por exemplo, no Brasil, há acesso ao cinema, mas ele é muito limitado (precário).

4º Passo: buscar informações sobre o tema

Depois de identificar e compreender o tema da redação do Enem, é essencial buscar informações sobre ele. E o primeiro lugar que devemos consultar é a coletânea de textos de apoio. A dica é grifar as informações mais importantes relacionadas ao assunto, com dados que você possa utilizar na sua redação.

Veja abaixo um dos textos que acompanhavam a prova de 2019:

Repare, por exemplo, no dado de que apenas 17% da população brasileira frequenta o cinema. E ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de informação pode ser utilizado na redação. O que não pode ser feito é copiar as frases apresentadas nos textos de apoio.

Sugestão: em vez de escrever que "17% da população frequenta o cinema" (cópia literal), reescreva como "83% dos cidadãos brasileiros não têm acesso ao cinema".

Ainda nos textos de apoio, é imprescindível entender se a leitura desses conteúdos mudou a sua ideia sobre o tema. Se isso aconteceu, leia o tema e a coletânea novamente, pois pode ter havido um erro de interpretação ou compreensão. Afinal, eles devem ser coerentes entre si, ou seja, devem falar da mesma coisa.

5º Passo: trazer informações do seu repertório

Na redação do Enem, é essencial que você traga informações além daquelas apresentadas nos textos de apoio. Assim, à medida que você lê os materiais da coletânea, pense (e anote!) informações e dados relacionados ao tema que você conhece. Isso inclui dados de pesquisas, notícias, fatos históricos, citações de pensadores importantes etc.

Se você ler textos e mesmo assim não vier nada à mente, é importante parar e pensar. As fontes mais fáceis de encontrar informações que possam se relacionar ao tema da redação são a História e a Geografia. Filosofia, Sociologia e Artes (cinema, literatura, música etc.) também são ótimas inspirações.

6º Passo: analisar o problema

Tendo a certeza de que você compreendeu o tema, pense em por que esse problema ocorre, isto é, suas causas.

Quando nos questionamos por que as pessoas não vão ao cinema, podemos pensar que isso seja causado, por exemplo, por falta de dinheiro ou pela escassez de salas. Seja qual for a ideia que vier à mente, anote.

Analisadas as causas, você deve pensar também nas consequências que esse problema traz. Não ter acesso ao cinema pode levar, por exemplo, ao empobrecimento cultural da população ou a diminuição do contato com outras culturas. Anote tudo!

Importante notar que as consequências nem sempre entrarão na sua redação; é algo opcional. Porém, em alguns temas, fazer o texto com causa e consequência é mais fácil e pode resultar em uma redação mais atraente.

7º Passo: selecionar apenas duas causas ou uma causa e uma consequência

Essa é uma exigência do Enem! Então, se você pensou em uma série de causas e consequências relacionadas ao problema, escolha aquelas ideias sobre as quais você se sente mais à vontade para discorrer e consegue, de fato, desenvolver. Além disso, ao escolher quais pontos você deseja tratar, pense naqueles sobre os quais você conseguiria trazer algum repertório, como os que comentamos acima.

8º Passo: pensar em como combater o problema

A chamada proposta de intervenção é outra exigência da redação do Enem. Não se trata de resolver o problema, mas de trazer ideias para diminuí-lo.

Sempre que pensar nessa resposta, tenha em mente que é preciso que ela traga cinco elementos:

  • Ação: qual ação pode ser feita?
  • Agente: quem pode combater o problema?
  • Meio: como ela pode ser feita?
  • Finalidade: qual a finalidade da proposta?
  • Detalhamento: detalhe ao menos um desses elementos – geralmente por meio de uma justificativa ou como uma oração adjetiva. 

9º Passo: verificar se a proposta combate às causas

Em alguns casos, será necessário colocar duas propostas: uma para cada causa que foi abordada no texto. Por outro lado, se você trabalhou com uma causa e uma consequência, você pode escolher uma finalidade que acabe com essa consequência.

10º Passo: atentar-se à estrutura do texto

A introdução da redação do Enem deve ser composta por três ou quatro partes:

  • Contextualização: para introduzir o assunto. O ideal é utilizar o repertório, como um filme, livro ou pensador. É muito importante que essas ideias sejam retomadas na argumentação ou, pelo menos, na conclusão do texto. Isso vai dar coesão à redação.
  • Ligação com o tema: o repertório não pode ficar jogado no texto; ele precisa estar ligado ao tema.
  • Problematização: como vimos, quando o tema não for um problema, é fundamental explicar qual é.
  • Causas e/ou consequências.

Como opção, você também pode adicionar uma frase indicando que haverá uma proposta ao longo do texto. Exemplo: "Diante disso, é necessário mudar esse cenário".

Já na argumentação, atente-se a:

  • No primeiro argumento, não se esqueça do tópico frasal (resumo da ideia do parágrafo; nesse caso, uma causa).
  • Deve haver menção ao tema, que é o tópico presente na introdução.
  • Utilize conectivos, como 'diante disso', 'em primeiro lugar' etc.
  • Desenvolva o tópico, trazendo dados ou fatos que comprovem o que você afirmou (que podem ser os textos de apoio).
  • Traga repertório pessoal.
  • Releia para verificar se você não trouxe uma ideia não relacionada ao tópico frasal. Novamente, isso é importante para evitar o tangenciamento do tema.
  • Conclua o parágrafo.

No segundo argumento, você precisará repetir todo esse processo. No entanto, nesse parágrafo, é preciso estabelecer uma relação entre os dois argumentos. Se você optar por trabalhar com duas causas, o mais normal é que haja uma relação de soma ou que uma aconteça em função da outra. Já quando temos causa e consequência, a relação é mais óbvia.

Por fim, na conclusão, lembre-se de:

  • Colocar um gancho ("portanto...").
  • Retomar a tese do início do texto.
  • Explicitar o que precisa ser feito ("é necessário...").
  • Colocar, preferencialmente nesta ordem, agente, ação, meio ("por meio de...") e finalidade ("a fim de...").
  • Detalhar ao menos um dos elementos.
  • Reler para verificar se a proposta está relacionada ao desenvolvimento.
  • Retomar o repertório citado no início.

Tome muito cuidado para não usar gerúndio para estabelecer as relações, pois nem sempre essa estrutura deixa isso claro. Ao finalizar o texto, releia-o, buscando erros de ortografia, crase, acento, vírgula, gerúndio em início de fase, uso de conectivos, repetição de palavras, entre outros.

Para aprender mais

Agora que você já viu nossas dicas, confira o vídeo abaixo, em que analisamos em detalhes uma redação nota 1000 do Enem de 2021:

E você, está pronto para encarar a redação da Fuvest, do Enem e de outros vestibulares? Com nossos cursos on-line para estudantes, o Palavrizar ajuda você a escrever redações nota máxima e conquistar a sonhada vaga na universidade. Conheça nossos cursos e matricule-se!

Publicado na 
11/8/2022
 categoria 
Redação Enem

Mais postagens da categoria

Redação Enem

VER TODAS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.