Q

Quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sabe que tirar uma boa nota na redação é fundamental para conseguir ingressar no ensino superior. 

Diferentemente de outras provas, o Enem cobra sempre o mesmo gênero textual: dissertativo-argumentativo. Esse tipo de texto pode ser meio chatinho, mas o lado bom é que possui uma estrutura clara que deve ser seguida, o que já dá uma boa direção para o candidato.

Neste post, vamos ver em detalhes o passo a passo para você se dar bem na redação do Enem e os principais pontos em que você deve prestar atenção para produzir o seu texto. Acompanhe!

Checklist para tirar no mínimo nota 900 na redação do Enem

Separamos três etapas que você deve seguir para produzir seu texto no Enem. Veja:

1. Leitura e projeto do texto

Pode parecer óbvio, mas é bom enfatizar: o primeiro passo para fazer a redação de qualquer vestibular é identificar o tema. Por sorte, no Enem isso fica bem claro na prova.

Em seguida, é importante tomar cuidado para não deixar nenhuma palavra importante do tema de fora. O Enem tem mudado um pouco nos últimos anos e, na verdade, há várias palavras que não podem ser deixadas de fora do seu texto. A dica é grifar os termos que você identificar como relacionados ao tema.

Em 2020, por exemplo, o tema da redação do Enem foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira", e muitos candidatos erraram ao deixar de lado a palavra "estigma" e discorrer apenas sobre doenças mentais.

Outro passo importante é tomar cuidado com expressões como "caminhos", "como garantir", entre outros. Esses termos são pegadinhas que atrapalham muitos candidatos, pois não importa o tema, a estrutura da redação do Enem é sempre a mesma.

Ou seja, não é para você falar dos caminhos para resolver determinado assunto ao longo do texto. Na redação dissertativa-argumentativa do ENEM, isso vem sempre na conclusão.

Não se esqueça também de conferir se o tema apresentado é um problema. No gênero de texto pedido pelo Enem, sempre temos que apresentar uma proposta de intervenção para o que foi apresentado ao longo da redação.

No Exame Nacional do Ensino Médio geralmente os temas são um problema em si (como a estigmatização das doenças mentais), mas nem sempre. Nesses casos, tenha em mente que o problema relacionado ao tema será algo como a "precarização" ou "limitação" de algo.

É o caso do tema de 2019: "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". Veja que este assunto trata, no final das contas, da limitação do acesso das pessoas ao cinema no País.

Os textos de apoio são outro elemento muito importante para sua redação. Busque informações na coletânea fornecida. Leia, selecione, relacione, interprete e organize as ideias. E atenção: você não pode copiar trechos dos textos de apoio!

Nesse sentido, se a leitura da coletânea mudou seu entendimento sobre o tema da redação, fique muito atento. Leia novamente o que é fornecido, porque, provavelmente, houve algum problema de interpretação dos textos.

Ao terminar a leitura do material de apoio, busque conhecimentos no seu próprio repertório cultural. Informações de História e Geografia, Filosofia e Sociologia, livros, músicas, filmes e séries, enfim, toda referência é válida na redação do Enem.

O próximo passo é refletir sobre por que o problema trazido no tema acontece. No caso da redação de 2019: por que o acesso ao cinema não é democratizado no Brasil? Pense também sobre as consequências que esse problema traz.

Em seguida, escolha duas causas ou uma causa e uma consequência para utilizar como os argumentos do seu texto dissertativo-argumentativo.

Na esteira disso, pense em como esse problema pode ser combatido. Para isso, você deve considerar cinco elementos:

  • Quem pode combater o problema (agente)?
  • Qual ação pode ser feita (ação)?
  • Como ela pode ser feita (meio)?
  • Qual a finalidade dela (finalidade)?
  • Detalhar ao menos um deles (detalhamento).

2. Rascunho

Na introdução do texto, coloque três ou quatro partes:

  • Contextualização: é possível fazer a contextualização com os dados da coletânea, mas o ideal é aproveitar esse espaço para demonstrar seu repertório;
  • Tema explícito: traga todas as palavras do tema (se necessário, copie o tema inteiro!);
  • Problematização (se o tema já for um problema, essa etapa é igual à anterior);
  • Projeto: causas do problema (ou causa e consequência) e resumo da proposta.

O próximo passo do rascunho é começar a argumentação. É fundamental que o tópico frasal trate explicitamente do tema. Na estrutura da sua redação, aliás, é importante que esse mesmo tópico esteja presente na introdução - com outras palavras, é claro.

Outro ponto de atenção é o uso de conectivos no tópico frasal. Eles são elementos essenciais para a coesão do texto e a banca corretora do Enem quer saber se você domina o uso dessas estruturas.

E, embora pareça óbvio, certifique-se de que o desenvolvimento do parágrafo trata do tópico. Muitos candidatos introduzem o tópico frasal, mas, em seguida, tratam de outro assunto. Lembre-se: dentro de um mesmo parágrafo, fale apenas de um assunto! Qualquer ideia nova, deixe para outro parágrafo.

Também precisamos bater na tecla de como desenvolver o texto, em como explicar a "causa da causa".

Por exemplo, não basta afirmar que "o Estado é negligente em relação ao saneamento básico". É importante, nesse caso, identificar também a origem da negligência do Estado, ou explicar como e por que ela acontece. 

Em seguida, é necessário trazer "provas", isto é, dados, exemplos ou argumentos de autoridade (citações).

O passo final é a conclusão do parágrafo. Aqui, evite apresentar propostas, elas devem ser deixadas para a conclusão da redação. Certifique-se de que em pelo menos um dos argumentos utilizados haja a presença de repertório pertinente (relacionado com o tema), legitimado (fonte da informação) e produtivo (deve ajudar na argumentação).

Por fim, chegamos à conclusão do texto. Alguns elementos são imprescindíveis no fechamento:

  • Conectivo (operador argumentativo);
  • Retomada do tema e a tese apresentada no início;
  • Explicitar "é necessário" ou "faz-se necessário" sem usar o condicional ("seria" ou "poderia");
  • Colocar o agente e a ação em sequência, em ordem direta;
  • Colocar o meio (de preferência com palavras como "meio" ou "modo");
  • Colocar a finalidade (preferencialmente, usando a palavra "finalidade");
  • Detalhar um ou dois elementos;
  • Certificar-se de que a proposta se relaciona com todos os argumentos apresentados.

3. Passando a limpo

Antes de passar a limpo, verifique a linguagem, em especial os erros que você sabe que comete com frequência, como uso da crase, acentos, vírgulas etc.

Atente-se ao uso dos conectivos. Não basta utilizá-los, você deve evitar repeti-los. Aliás, a repetição frequente de quaisquer palavras é um problema. Por isso, releia o texto em busca desses termos, sobretudo aqueles relacionados ao tema, e os substitua por sinônimos ou pronomes.

A dica é: se você utilizar uma palavra no seu texto, você só pode usá-la novamente depois de utilizar três termos para substituí-la. Por exemplo: se você escreveu "cinema", tente repetir a expressão somente depois de variar bastante seu vocabulários, utilizando sinônimos como "sétima arte" e "espaços de lazer".

Na hora de passar a limpo, tome muito cuidado para ver se a redação vai caber na folha. Se tiver que cortar algo, jamais tire uma conclusão. Preferencialmente, encurte a introdução ou possíveis exemplos redundantes que você utilizou.

Quer saber mais sobre o assunto?

Confira a live especial sobre a redação do Enem. No vídeo, você pode conferir uma explicação ainda mais aprofundada, além de exemplos das diferentes estruturas do texto e uma reflexão sobre temas.

E você, está pronto para encarar a redação da Unicamp e de outros vestibulares? Com nossos cursos on-line para estudantes, o Palavrizar ajuda você a escrever redações nota máxima e conquistar a sonhada vaga na universidade. Conheça nossos cursos e matricule-se!

Publicado na 
23/2/2022
 categoria 
Redação Enem

Mais postagens da categoria

Redação Enem

VER TODAS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.