S

Se você vai prestar vestibular para a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e outras instituições conceituadas, como a Evangélica Mackenzie e a Faculdade de Medicina de Jundiaí, você precisa conhecer a redação da Vunesp para entender sua estrutura e como é feita a avaliação. A produção de texto tem várias diferenças em relação ao Enem e Fuvest, por exemplo.

Para começo de conversa, a Fundação Vunesp, criada em 1979 pelo conselho da Unesp, ampliou sua atuação e é também responsável por vestibulares de outras instituições e inúmeros concursos públicos. Por isso, é fundamental saber detalhes sobre a estrutura e avaliação adotada para a prova de redação.

No caso da Fundação Vunesp, a entidade vem adotando o formato de texto dissertativo para a maioria dos processos seletivos que promove. Outro ponto interessante é que a banca examinadora é tida como acessível quando comparada, por exemplo, com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre outras. É fato também que, nos últimos anos, a entidade está incrementando o conteúdo e aumentando seu grau de exigência.

Com relação à estrutura e avaliação adotada para a prova de redação da Vunesp, outro ponto interessante são os temas. Normalmente, a fundação aposta em assuntos mais diretos e que estão em debate na sociedade. Em 2018, por exemplo, o vestibular de redação da Unesp teve como proposta “O voto deveria ser facultativo?”.

Conheça a estrutura, características e como é feita a avaliação da prova de redação da Vunesp

* Além da aposta no gênero dissertativo e em temas da atualidade (discutidos por toda a sociedade), a Vunesp fornece dados – como estatísticas e pesquisas – para os candidatos construírem a linha argumentativa.

* Ao contrário do Enem, a Vunesp não pede a proposta de intervenção. A banca espera uma conclusão simples, mas devidamente alinhada com a introdução criada pelo candidato.

* Na Vunesp, cada redação é corrigida, de forma independente, por dois examinadores. Se surge uma discordância ou diferença muito grande entre as notas, entra em cena um terceiro examinador. Se a discrepância de pontuação persiste, a prova passa pela análise dos coordenadores da banca.

* Outra curiosidade da prova de redação da Vunesp diz respeito à área reservada para o rascunho. O preenchimento é facultativo, ou seja, jamais será levado em conta no momento de correção.

* Na Vunesp, o título da redação não é avaliado pela banca examinadora.

* Textos muitos curtos – com até 15 linhas ou menos – são penalizados no momento da avaliação, de acordo com o edital divulgado pela Vunesp.

* Realizada na segunda fase do processo seletivo, a nota da redação da Vunesp/Unesp varia de 0 a 28 pontos.

* Sobre a prova de redação da Vunesp: normalmente, o candidato encontra uma série de textos inspiradores para servir como base de reflexão sobre o assunto proposto. Exatamente por isso, muito cuidado: a reprodução exagerada de trechos ou até mesmo a cópia desse material podem levar à nota 0 ou à diminuição severa da pontuação.

* Curiosidade: a nota da redação é um dos critérios de desempate.

* Nunca deixe de ler o edital. Regras sempre sofrem alterações.

10 motivos para sua redação receber a nota 0 na Vunesp

1. Fuga do tema ou do gênero proposto

2. A prova de redação apresentar nome ou qualquer indicativo que possibilite a identificação do candidato

3. Entregar a prova de redação em branco

4. Provas de redação sem uma construção articulada e coerente (apenas fragmentos soltos, desenhos ou outros artifícios)

5. Escrever a redação em outro idioma (inglês, por exemplo)

6. Formular sua redação com letra ilegível ou incompreensível

7. O texto ser redigido fora do espaço reservado e determinado para a prova de redação

8. Redação com 7 linhas ou menos (sem contar o título)

9. Como citado anteriormente, se o candidato fizer a redação apenas com cópias dos textos de apoio ou de qualquer outro conteúdo disponibilizado na prova

10. O candidato fazer uso de termos inapropriados, preconceituosos, jocosos e ainda diante da insistência em não cumprir o tema proposto

Quais são os critérios de correção da prova de redação da Vunesp?

1º critério – Adequação ao gênero e tema: bastante cuidado nesse quesito. O texto é argumentativo e você deve ficar atento ao que é pedido pela banca examinadora. Leia com calma a proposta de redação.

2º critério – Argumentação e coerência: além de avaliar os aspectos referentes ao tipo de texto apresentado, a banca avalia a coerência das ideias.

3º critério – Aspectos gramaticais e linguísticos: a banca avalia nessa etapa a coesão textual e o domínio da norma padrão da língua portuguesa.

Você está preparado para encarar a redação da Fundação Vunesp? Com nossos cursos on-line para estudantes, o Palavrizar ajuda você nesse desafio para conquistar a tão sonhada vaga na universidade. Conheça nossos cursos e matricule-se!

Publicado na 
27/10/2021
 categoria 
Redação Vunesp

Mais postagens da categoria

Redação Vunesp

VER TODAS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.