U

Um dos maiores receios dos estudantes é chegar no vestibular e no Enem e, na hora da redação, se deparar com um tema do qual não faz a menor ideia do que falar e de como desenvolvê-lo.

Mas como sempre frisamos: calma! A redação não é um bicho de sete cabeças e não há motivo para desespero. O fato é que você não precisa dominar todos os assuntos do mundo para desenvolver seu texto. Redação é, acima de tudo, técnica e treinamento.

Neste post, vamos mostrar para você como desenvolver um tema de redação para a prova da Vunesp, que está logo aí. Acompanhe!

Redação da VUNESP: como desenvolver o tema?

A VUNESP, assim como a Fuvest, é um vestibular mais difícil de prever os possíveis temas da redação. O Enem, por exemplo, trabalha de uma forma diferente e nós conseguimos adivinhar mais ou menos os assuntos que serão tratados.

Isso posto, imagine o cenário: você chega para prestar o vestibular da VUNESP, abre a prova e se depara com uma redação cujo tema você não faz ideia do que se trata. O que fazer?

Temas muito difíceis e que podem parecer muito abstratos têm uma saída. É possível adotar uma espécie de roteiro, que, aliás, não vale apenas para esses assuntos, mas para qualquer redação que você vá fazer. Lembre-se: produção textual é treino e técnica!

Confira o passo a passo para montar esse roteiro:

1. Leia o tema e as instruções

Para a redação, a VUNESP (e outros vestibulares) oferecem textos de apoio que dão uma noção sobre o assunto que é pedido. Você deve ler esse texto e grifar as palavras-chave, isto é, termos e expressões que delimitam o tema proposto.

Esses conteúdos são fundamentais para ajudar você a entender até o mais difícil dos assuntos. Observe com atenção todo material de apoio que é fornecido, pois eles ajudam demais a extrair ideias e clarear a redação na sua cabeça.

Ao ler os textos de apoio da prova, grife as ideias centrais e busque anotar os significados das palavras e o que você vai entendendo desses conteúdos. Aliás, dentro dos textos de apoio, você pode encontrar imagens. Interprete as relações delas com o tema e faça anotações.

E pode ficar tranquilo: quando um vestibular trouxe uma palavra pouco usual, daquelas que você nunca ouviu na vida, certamente a prova vai explicar do que se trata. E, em muitos casos, uma dessas palavras é o próprio tema central da redação.

2. Busque outras informações

Quem quer chegar na nota máxima da redação tem que ter em mente que, para isso, é preciso ir além da coletânea de materiais de apoio. E como fazer isso? Depois de analisar e interpretar o que foi fornecido, pense no que vem à sua cabeça; traga o tema para experiências próximas, que você já passou ou pensou.

Além disso, você tem que usar a sua própria bagagem cultural para agregar valor ao seu texto. Filmes, séries, peças, livros, textos, enfim, quaisquer referências com que você teve contato que podem dar uma luz ao tema da redação.

Mas não se coloque pressão: embora seja interessante buscar essas experiências, não é algo obrigatório. Se nenhuma vier à cabeça, jogue na segurança e baseie-se nos conteúdos da coletânea.

3. Pense na tese do seu texto

Até agora, tudo o que fizemos foi para entender o tema e agregar argumentos. Uma vez que você fez isso, o próximo passo é pensar em uma tese a partir desse assunto.

Lembre-se de que a tese do seu texto não é simplesmente mostrar o que acontece (em relação ao tema), mas, sim, qual é a sua opinião sobre o que está acontecendo. É importante: tenha em mente que, aqui, não há certo ou errado. Opinião é pessoal. O que há são argumentações boas e ruins.

Mas pode acontecer de você não compreender o tema o suficiente para elaborar uma opinião. Nesse caso, é preciso ser prático e pensar: qual das ideias é mais fácil de desenvolver? Escolha o caminho mais tranquilo e siga em frente.

4. Justifique sua opinião

Uma vez estruturada sua tese, é preciso justificá-la. Acabamos de comentar que não existe certo ou errado, mas, sim, argumentações boas e ruins. Então, ao escolher a opinião que você vai expressar, busque os argumentos que ajudem a justificá-la.

Para isso, você precisa pensar na estrutura da sua redação, ou seja, como você vai ordenar essas ideias ao longo do texto.

Viu só? Por mais complicado que seja, para desenvolver o tema de redação para a VUNESP, existem alguns passos que vão ajudar você a colocar a cabeça pra funcionar, criar ideias e organizá-las para construir seu texto.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira uma aula completa aqui!

E você, está pronto para encarar a redação da VUNESP e de outros vestibulares? Com nossos cursos on-line para estudantes, o Palavrizar ajuda você a escrever redações nota máxima e conquistar a sonhada vaga na universidade. Conheça nossos cursos e matricule-se!

Publicado na 
12/1/2022
 categoria 
Redação Vunesp

Mais postagens da categoria

Redação Vunesp

VER TODAS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.