0

O vestibular da Unicamp é um dos mais concorridos e desejados do Brasil. E é fácil entender o porquê: a Universidade Estadual de Campinas é um centro de ensino de excelência e sempre figura entre as melhores do País.

A redação da Unicamp acontece na segunda fase do vestibular e, assim como acontece com o Enem e outros processos seletivos, ela tem uma importância fundamental na pontuação final do candidato.

Importante notar que o estilo da redação varia muito de vestibular para vestibular. Por isso, neste post, vamos entender como funciona a redação da Unicamp e no que você deve prestar atenção para se preparar para essa prova. Acompanhe!

Como funciona a redação da Unicamp

Geralmente, aA redação da Unicamp é aplicada no primeiro dia da segunda fase do vestibular. Ela ocorre juntamente com as provas de Português, Literatura, Ciências Humanas e Ciências Naturais.

Uma característica importante dessa redação é que a universidade costuma variar bastante os gêneros textuais cobrados. 

SSe o Enem sempre exige um texto dissertativo-argumentativo, nos últimos anos a Unicamp cobrou os mais variados formatos, de resenhas discursos a crônicas, passando por diário e até roteiro de podcast.

Sendo assim, um dos principais desafios para fazer a redação da Unicamp é conhecer os diferentes gêneros textuais - até porque eles não divulgam com antecedência qual será o estilo tipo de texto pedido.

Estrutura e avaliação

Em relação à estrutura, a universidade costuma apresentar um ou doisconjunto de textos de apoio para orientar o candidato sobre a proposta temática da redação.

Nesse sentido, a redação da Unicamp é avaliada de acordo com quatro critérios que devem ser cumpridos pelo candidato. Juntos, eles somam a nota máxima de 12 pontos. São eles:

  • Adequação à proposta temática (2 pontos);
  • Adequação ao gênero textual (3 pontos);
  • Leitura e compreensão dos textos de apoio (3 pontos);
  • Convenções de escrita e coesão (4 pontos).

O candidato poderá ter seu texto zerado se fugir do tema proposto pelo enunciado, se não se adequar ao gênero textual exigido e/ou se simplesmente copiar os textos de apoio na sua redação.

Como se preparar para a redação da Unicamp

Considerando as particularidades dessa prova, algumas dicas importantes para quem quer se dar bem são:

Estude os diferentes gêneros textuais

Como comentamos, a redação da Unicamp é imprevisível e, por isso, é essencial que o candidato conheça os mais diferentes estilos de texto e suas principais características, como linguagem, elementos e estrutura.

E repare que falamos de conhecer, e não decorar. Afinal, todos os dias surge um novo gênero, como é o caso dos fios (ou thread) do Twitter ou textões de Facebook (que, inclusive, foi o gênero cobrado agora em 2022).

Assim, busque interpretar bem as propostas e entender os formatos para reconhecê-los com mais facilidade. Algo que pesa muito é a familiaridade com que o candidato desenvolve a situação descrita pelo enunciado. E isso se adquire com a prática!

Atente-se aos comandos

Junto aos materiais de apoio, sempre há um enunciado com instruções para auxiliar o aluno em relação ao tema, à situação e aos interlocutores do texto. Essas instruções devem ser seguidas à risca.

Como vimos, um dos critérios avaliados na redação da Unicamp é justamente a leitura e compreensão da proposta temática.

Pratique, pratique, pratique

Não é à toa que sempre repetimos isso, não importa de qual processo seletivo estejamos falando. Na rotina de estudos, reserve um tempo para escrever redações.

No caso da Unicamp, isso é ainda mais importante, pois você deve praticar diferentes gêneros textuais, para se familiarizar com eles e evitar ser pego de surpresa no dia da prova.

Tenha em mente que redação é prática. Quem escreve com frequência "pega as manhas" das técnicas e da estrutura de um texto. Com tempo e prática, fica muito mais fácil para você estruturar suas ideias mentalmente, o que ajuda a ganhar tempo na hora da prova e a reduzir problemas de coesão e coerência textual.

Aqui no Palavrizar, você tem todo o apoio necessário para praticar suas redações, contando com correções, comentários e dicas de melhoria feitas por professores especialistas.

Mantenha-se informado

Seja para o vestibular que for, é imprescindível manter-se bem-informado. Seja para a redação da Unicamp, do Enem ou de qualquer outra universidade, os temas propostos pelas provas geralmente têm a ver com atualidades, com fatos e situações que aconteceram recentemente,

Por isso, além de reservar um tempo para praticar, dedique alguns minutos por dia para se informar e ficar por dentro do que acontece no País. E hoje em dia isso está muito fácil: basta seguir os principais veículos de comunicação no Facebook, no Instagram ou no Twitter para que você tenha acesso às notícias.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira a live completa sobre a Unicamp:


E você, está pronto para encarar a redação da Unicamp e de outros vestibulares? Com nossos cursos on-line para estudantes, o Palavrizar ajuda você a escrever redações nota máxima e conquistar a sonhada vaga na universidade. Conheça nossos cursos e matricule-se!

Publicado na 
26/1/2022
 categoria 
Redação Unicamp

Mais postagens da categoria

Redação Unicamp

VER TODAS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.