A

A prova de redação é sempre uma incógnita para milhares de estudantes brasileiros durante a preparação para os vestibulares. Quando o assunto são os exames da FUVEST e do ENEM, o tema gera ainda mais dúvidas e apreensão.

Mas, afinal de contas, qual é a diferença entre a redação da FUVEST e a do ENEM? Há uma semelhança comum às duas instituições: o tipo de texto. Com objetivos e características diferentes no processo, ambas pedem aos candidatos o gênero dissertativo-argumentativo.

As diferenças entre as duas provas de redação merecem atenção especial dos candidatos. O ENEM, principal via de acesso a inúmeras universidades federais e até particulares, é conhecido por abordar assuntos que geram polêmica – muitas vezes relacionados com questões sociais e de direitos humanos. Isso sem falar na proposta de intervenção, uma das características mais marcantes do exame. Na FUVEST, por sua vez, a aposta é em abordagens mais voltadas à análise reflexiva e até mesmo filosóficas.

Se você tem o desafio de enfrentar as provas de redação da FUVEST e do ENEM, é fundamental, além de muito treino e preparação, conhecer as particularidades, semelhanças e diferenças de cada uma delas para assegurar a nota máxima.

Conheça as principais características da prova de redação do ENEM

Com o mínimo de 7 e máximo de 30 linhas, a prova de redação do ENEM vale 1000. Para chegar a esse resultado maravilhoso, o estudante tem que estar muito bem preparado para desenvolver seu texto a partir da frase-tema sugerida, normalmente relacionada com um problema atual da sociedade brasileira.

Além de exigir a estrutura básica do texto dissertativo-argumentativo, a prova de redação do ENEM tem a proposta de intervenção. Competência característica do Exame Nacional do Ensino Médio, ela deve apresentar ações inovadoras e ao mesmo tempo capazes de levar à solução do problema apresentado na prova. Em outras palavras, é uma contribuição para a melhoria da sociedade.

Na prova de redação do ENEM, a proposta de intervenção está diretamente relacionada com a competência número 5 – Respeito aos Direitos Humanos. Por conta disso, o respeito à pluralidade cultural e às medidas inclusivas são prioridades e precisam estar no seu foco.

Para que seu texto alcance a tão sonhada nota 1000 no ENEM, sua redação deve ser elaborada com bastante atenção, tendo como base uma argumentação consistente e que é resultado de um ponto de vista bem defendido no texto. Não tem jeito: muita leitura e prática são essenciais para alcançar seu intento.

O bê-á-bá na preparação para a prova de redação do ENEM

* Esteja muito bem atualizado sobre temas da atualidade

* Exercite bastante a construção de argumentos

* Tenha um bom conhecimento sobre os direitos humanos essenciais

* Saiba diferenciar o papel de cada setor da sociedade para construir uma excelente proposta de intervenção

* Na prova de redação do ENEM, não precisa apostar tanto na originalidade, mas jamais fuja do tema. Deixe claro o seu ponto de vista e também sua sugestão de intervenção para o problema proposto

O que você precisa saber sobre a prova de redação da FUVEST

Com o mínimo de 20 e máximo de 30 linhas, a prova de redação da FUVEST vale 50. Com a adoção do texto dissertativo-argumentativo, a avaliação exige do candidato criatividade e originalidade, ou seja, que fuja do óbvio.

Para provocar a reflexão dos candidatos, a prova apresenta materiais complementares variados – como charges, quadrinhos, músicas e artigos. A missão do estudante é compartilhar, da melhor maneira possível, sua cultura geral. Para ganhar pontos com a banca examinadora, ideias originais, dados e citações fazem a diferença.

Garanta um bom treino para a redação da FUVEST

* É regra: não esqueça de escolher um título bacana para a sua redação. No ENEM, não é obrigatório

* Organize suas ideias e pratique para produzir, pelo menos, 20 linhas

* Não deixe o óbvio tomar conta dos seus pensamentos. Invista em reflexões, citações interessantes, assuntos sociais pertinentes e números/dados consistentes

* Construa uma linha argumentativa coerente

* Originalidade é sempre bem-vinda, arrisque-se. Só não vale fugir do tema

Compreendendo as particularidades, semelhanças e diferenças entre as provas de redação da FUVEST e do ENEM, você pode agora organizar seu treinamento para cada uma delas. Afinal, ambas exigem maneiras diferentes de escrever, ou seja, é preciso uma preparação diferenciada para cada uma delas. Mãos à obra!

Checklist para qualquer prova de redação

Além de se preparar para as diferentes habilidades exigidas nas provas de redação da FUVEST e do ENEM, também não deixe de lado os seguintes aspectos:

* Dedique-se ao estudo da estrutura do texto dissertativo-argumentativo e teste as melhores maneiras de organizar os seus parágrafos.

* Tenha um conhecimento amplo dos principais assuntos em destaque no noticiário brasileiro e internacional.

* Garanta um pleno domínio da língua portuguesa, fique por dentro das principais normas gramaticais e enriqueça seu vocabulário por meio da leitura. A norma culta é exigência em qualquer prova de redação, por isso, fuja da linguagem coloquial e de expressões típicas do ambiente digital.

* Pratique a escrita à mão: vai ser fundamental para otimizar o tempo da prova.  

Você está preparado para encarar a redação da FUVEST e do ENEM? Com nossos cursos on-line para estudantes, o Palavrizar ajuda você nesse desafio para conquistar a tão sonhada vaga na universidade. Conheça nossos cursos e matricule-se!

Publicado na 
13/10/2021
 categoria 
Redação Fuvest

Mais postagens da categoria

Redação Fuvest

VER TODAS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.