T

Ter um bom desempenho na redação é fundamental para quem deseja ingressar no ensino público por meio do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

É curioso notar que essa é uma prova diferente de boa parte dos vestibulares do País. Enquanto a prova objetiva se caracteriza por exigir menos decoreba e mais capacidade de interpretação e problematização do candidato, a redação tem particularidades bem marcantes.

O ponto mais importante é que o texto exigido no Enem é do tipo dissertativo-argumentativo. Nesse estilo, o candidato deve defender uma tese sobre um tema específico, utilizando, para isso, argumentos coerentes e sugerindo uma proposta de intervenção que faça sentido.

Para avaliar esses pontos, a banca que fará a correção da redação leva em consideração alguns critérios previamente definidos que devem ser seguidos à risca pelos alunos. São cinco competências diferentes, cada uma valendo de 0 a 200 pontos. Juntas, elas compõem a tão esperada nota 1000 da redação do Enem.

Conhecer essas competências e o que a banca espera em cada uma delas é essencial para que você consiga se preparar e estruturar seu texto de modo a respeitar esses critérios.

A seguir, vamos ver em detalhes cada uma delas. Acompanhe e faça bons estudos!

1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa

Esta competência avalia o conhecimento do candidato sobre as principais regras gramaticais do nosso idioma: ortografia, concordância, regência, pontuação, estrutura sintática, uso de letras maiúsculas e minúsculas, separação silábica, entre outras.

Repare que esses critérios tratam da escrita formal da língua portuguesa, ou seja, ao longo da redação é preciso usar a norma culta e evitar coloquialismos, gírias, expressões informais e abreviações, por exemplo.

Isso não quer dizer, porém, que você deva tentar escrever igual a Machado de Assis ou utilizar palavras difíceis; o que os avaliadores buscam é um texto fluido que respeite as regras do nosso idioma.

2. Compreensão da proposta da redação

Aqui, serão avaliadas as suas habilidades de leitura, interpretação e escrita. Em outras palavras, a banca quer saber se você realmente entendeu o tema proposto e produziu uma redação adequada à estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).

É fundamental evitar fugir do tema proposto. Esse é um dos problemas mais frequentes na redação do Enem e que faz com que muitos candidatos percam pontos durante a avaliação. A dica é: faça o que foi pedido!

Outro ponto que será observado dentro desta competência é o repertório sociocultural do candidato. Isso quer dizer que os avaliadores querem que, ao longo da sua argumentação, você mostre que domina diferentes áreas do conhecimento e sabe relacioná-las para a construção de argumentos mais consistentes.

3. Seleção e organização das informações e argumentos

Como vimos, a redação do Enem tem uma estrutura muito clara. Por isso, é muito importante que você elabore um texto que apresente de forma bastante clara a ideia que será defendida e os argumentos que sustentem a posição que você assumiu em relação ao tema proposto.

O que os avaliadores buscam é um texto coerente, coeso e que contenha ideias baseadas em fatos concretos e comprovados (estatísticas, pesquisas, citações de outros autores e fatos históricos) e jamais em "achismos" ou no senso comum.

Nesse sentido, a principal dica é estruturar sua redação antes de começar a escrevê-la. Leia os textos motivadores, interprete-os e organize suas ideias, selecionando aqueles argumentos e opiniões que tenham, de fato, relação com o tema proposto e que possam ajudar a defender sua posição.

4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos

Nesta competência, serão avaliados os pontos relativos à organização e coesão textual, isto é, a estrutura da redação e a relação lógica e harmoniosa entre os elementos do texto. Durante a escrita, é preciso que as ideias ao longo das frases e parágrafos apresentem uma relação coerente entre si, que uma se conecte à outra de uma maneira que faça sentido.

Para isso, é fundamental dominar os principais conectivos, que são os elementos que vão ajudar nessa interconexão entre as orações, frases e parágrafos. Assim, preposições, advérbios, conjunções e locuções adverbiais devem fazer parte do seu repertório - e devem ser utilizados corretamente!

5. Respeito aos direitos humanos

Na parte final da redação do Enem, o candidato deve apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado ao longo do texto. Isso significa propor uma medida que vise a, de alguma forma, enfrentá-lo ou resolvê-lo.

Lembre-se de que essa proposta deve ser exequível, isto é, que seja possível de ser executada na prática. Para isso, busque apontar a ação (o que), o agente (quem), o modo (como) e quais são os resultados esperados (para que).

Durante a proposta de intervenção, é imprescindível que você respeite os direitos humanos, considerando valores como liberdade, diversidade sociocultural e os preceitos básicos da cidadania. Assim, você deve evitar a todo custo soluções que incitem o ódio, promovam e estimulem o preconceito e a prática de quaisquer outros crimes.

E você, está pronto para encarar a redação do Enem? Com nossos cursos on-line para estudantes, o Palavrizar ajuda você a escrever redações Nota 1000 e conquistar a sonhada vaga na universidade. Conheça nossos cursos e matricule-se!

Publicado na 
3/11/2021
 categoria 
Redação Enem

Mais postagens da categoria

Redação Enem

VER TODAS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.