I

Imagine chegar no vestibular, abrir a folha de redação e se deparar com um tema que você não esperava ou que não faz a menor ideia do que se trata. Assustador, não?

Neste post, vamos ver algumas saídas para que você consiga desenvolver um texto a partir de um assunto sobre o qual você não sabe nada. Vamos focar nas redações da Fuvest e das provas da Vunesp, que são mais imprevisíveis. Acompanhe!

Como desenvolver uma redação sobre um tema que você não conhece?

Em anos anteriores, vestibulares como a Fuvest vieram com temas que assustaram muitos candidatos. Talvez o maior exemplo deles tenha sido "Descatracalização da vida".

Esses são assuntos para os quais a maioria dos candidatos não está preparada e sobre os quais é realmente difícil saber por onde começar. Mas tudo tem seu jeito.

Para ajudar você a desenvolver uma redação para um tema desse tipo, criamos nosso próprio exemplo: A incognoscibilidade da coisa em si. Sobre o que você escreveria?

Vamos ver um roteiro com as etapas necessárias para desenvolver um tema como esse:

Primeira etapa: ler o tema e as instruções.

Criamos um template semelhante ao da Fuvest, completo, com textos de apoio e tudo mais. Você pode acessá-lo aqui.

Veja as instruções da nossa redação:

Para escrever sobre esse tema, é importante grifar as partes mais importantes. Logo de cara, salta aos olhos o trecho "limites do conhecimento". Mais à frente, merece destaque também a parte "duvidar do conhecimento" e também "não ser possível conhecer a realidade".

Também uma ideia interessante, oposta a essas, sobre a "tentativa de conhecer, ou de organizar a realidade". Por último, aparece em destaque o tema da nossa redação: A incognoscibilidade da coisa em si.

Essas instruções vão servir como guia para a leitura dos textos de apoio. Como pudemos ver pelos trechos que destacamos, a ideia central parece estar em torno dos limites do conhecimento.

Segunda etapa: ler a coletânea e anotar as ideias centrais

Quando um vestibular trouxer um tema complicado como esse, a coletânea de textos de apoio certamente explicará o conceito por trás desse assunto. No nosso tema, isso aconteceu já no texto 1. Veja:

Ao ler o significado da palavra-chave do tema, já podemos pegar a ideia central, que tem a ver com cognição, isto é, compreensão ou entendimento.

Claro que nem todos têm esse conhecimento, mas analisando a etimologia da palavra, entendemos melhor o significado. Cognoscível vem do latim “cognocibillis”. Essa palavra é formada pelo sufixo "billis", que traz uma ideia de possibilidade, pelo prefixo "co" que significa "junto" e a raiz do verbo "gnoscere" que é o mesmo que "conhecer".

Assim, essa palavra significa algo como "aquilo que se pode conhecer com alguém". Existem outros termos que trazem radicais semelhantes, como "ignorar" ou "incógnito".

Com isso, a leitura do texto de apoio já nos deixa clara a ideia de conhecimento ou, usando da etimologia, da possibilidade ou não de se conhecer algo.

Veja agora o texto 2:

Repare nos trechos: "cada cousa é o que é" e "e quanto isso me basta". Ao ler esse poema, como tema em mente, podemos pensar na possibilidade de não ser necessário conhecer as coisas, mas simplesmente aceitá-las como elas são.

Observe agora o texto 3:

É muito comum que as provas tragam ao menos um elemento não verbal na coletânea. Para quem não conhece o autor, a maior parte das suas obras trata justamente de ilusões.

Veja que nessa gravura as pessoas sobem as escadas e sempre chegam no mesmo lugar. E isso não faz sentido. O que podemos tirar dessa imagem é que nossos sentidos podem enganar nossa percepção.

E isso pode nos levar a fazer algumas conexões, como com as ideias de René Descartes, que falava da ilusão dos sentidos na possibilidade de conhecer o mundo.

Ter familiaridade com essas ideias nos ajuda a entender a ilusão que temos ao ver alguma coisa e como nosso conhecimento pode ser ilusório.

Agora, o texto 4:

Repare na ideia central: "a maior parte dos sentimentos habita um terreno onde palavra alguma jamais pisou". No texto, a autora usa essa lógica para analisar um filme e nos traz que o raciocínio não dá conta de todos os sentimentos que temos nem de compreender o mundo à nossa volta.

Juntando essas ideias com o tema, vemos que chegamos ao conceito da incognoscibilidade, ou seja, da impossibilidade de se compreender tudo. No entanto, esse texto traz ainda um outro elemento importante: o fato de não termos palavras para alguns sentimentos ou não termos linguagem para definir certas coisas.

Há uma frase da autora Clarice Lispector que diz "liberdade é pouco, o que eu desejo ainda não tem nome". Nessa mesma linha da linguagem e do conhecimento, podemos lembrar do filósofo Wittgenstein e sua frase "os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo".

E essa é a questão central no nosso tema: a linguagem é um limite para o conhecimento. Não sendo possível conhecer tudo, devemos pensar menos e agir mais, que é a ideia do texto 4.

Seguindo para o texto 5:

Esse texto é de um filósofo cético grego. Quando falamos em ceticismo, estamos nos referindo ao ato de não crer. É exatamente o que o texto dele traz.

Por fim, o texto 6:

Esse trecho trata da necessidade que temos de ordenar o mundo, compreendê-lo para poder transformá-lo. Isso nos leva, por exemplo, a pensar na ciência, que busca justamente isso: conhecer as coisas para transformá-las.

Percebeu como a leitura da coletânea ajuda e traz ideais que clareiam o tema, por mais estranho que ele possa parecer?

Terceira etapa: buscar outras informações

Após ler a coletânea, você deve buscar outras informações no seu repertório pessoal, ou seja, indo além dos textos de apoio. Para isso, tente trazer o tema para experiências próprias, com situações sobre as coisas que você já leu, se deparou ou passou.

Isso envolve também filmes, séries, músicas, livros e outras coisas que podem contribuir para você desenvolver esse tema.

Neste tema, por exemplo, podemos pensar no filme Matrix. Neste longa, as pessoas acreditam viver em uma sociedade como a nossa. Elas crêem conhecer o mundo, mas não fazem ideia de como ele funciona.

Também podemos ir para a filosofia e pensar no Mito da Caverna, em que vemos sombras que acreditamos ser a realidade. Isso tem relação com a ideia de não percebemos ou conhecermos a realidade como ela é.

Quarta etapa: a partir do tema, pensar em uma tese

Isso é fundamental para a sua redação. E lembre-se de que, quando falamos em tese, não se trata de mostrar o que está acontecendo, mas demonstrar a sua opinião sobre o que acontece.

Nesse tema, o que você acha? Não é possível conhecer as coisas em si? Ou é possível conhecê-las parcialmente? Ou, ainda, é possível conhecer ou compreender o mundo?

Veja que a tese é pessoal, isto é, não há certo ou errado. O que temos são ideias bem e mal argumentadas.

Note que estamos lidando com um tema complexo e que nem todo mundo vai ter uma bagagem tão ampla para discorrer sobre ele. Por isso, precisamos ser práticos: qual dessas ideias é a mais fácil para desenvolver na redação?

Quinta etapa: justifique sua opinião

Vamos supor que escolhemos a ideia intermediário, ou seja, de que é possível conhecer as coisas parcialmente. Note que as ideias que não são taxativas costumam ser as mais fáceis de trabalhar.

A partir disso, podemos, por exemplo, pensar que a ciência traz conhecimentos importantes sobre o mundo e cria coisas que melhoram a nossa vida. Por outro lado, há questões, como alguns sentimentos, para as quais não temos linguagem para descrevê-las.

Repare que essas ideias não foram tiradas do nada. A primeira, da ciência, foi baseada no texto 6, enquanto a outra é do texto 4.

Também podemos partir para o caminho de que não é possível conhecer a coisa em si, pois o que se conhece é sempre sua representação. O que está na nossa cabeça é a ideia das coisas, não as coisas em si. Elas são transformadas em uma linguagem e, como tal, limitada e incompleta.

Novamente, essas reflexões não foram tiradas do chapéu; elas estão no texto 4.

Seja qual for o caminho escolhido, é preciso que você pense no projeto, isto é, na organização das ideias antes de escrever a redação.

Para aprender mais

Para ainda mais detalhes, assista a esta aula no YouTube:

E você, está pronto para encarar a redação da Fuvest, do Enem e de outros vestibulares? Com nossos cursos on-line para estudantes, o Palavrizar ajuda você a escrever redações nota máxima e conquistar a sonhada vaga na universidade. Conheça nossos cursos e matricule-se!

Publicado na 
27/4/2022
 categoria 
Redação

Mais postagens da categoria

Redação

VER TODAS

Join Our Newsletter and Get the Latest
Posts to Your Inbox

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.